Transtornos do Humor / Depressão

Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.

Sigmund Freud

Sobre os transtornos de Humor/Depressão

São conhecidos como transtornos afetivos (tristezas e alegrias). O que caracteriza o transtorno do humor é a depressão e mania.

É diagnosticado quando a tristeza ou euforia é excessivamente intensa e compromete a capacidade funcional física, social e profissional.

A depressão aumenta a incapacidade de realizar atividades cotidianas, manter relacionamentos, perda de apetite, ansiedade, distúrbio do sono, sentimento de culpa, perda de energia, dificuldade de concentração e tomada de decisões, entre outros.

Pode ser classificada como leve, moderada e severa.

As causas da depressão ou transtorno do humor podem variar:

 fator genético e /ou fatores psicossociais como:  perdas, doenças, problemas no relacionamento afetivo/conjugal, estresse e falta de auto estima.

Nos adolescentes acrescenta-se humor irritável, o comportamento desafiador e queixas como cefaleias, dor abdominal, náuseas e dificuldade de adaptação social.

Dentro dos transtornos de humor podemos adicionar, entre outros, o transtorno bipolar que envolve episódios de depressão alternados com episódios de mania (euforia).

A psicoterapia vai trabalhar as causas e consequências dos transtornos de humor, auxiliando o paciente a desenvolver recursos internos para lidar com suas disfunções.

Já marcou com a Psicóloga?

Dê o primeiro passo! Clique no Botão Agende uma Consulta. Preencha o formulário, tire suas dúvidas e informe o melhor período do seu dia para realizar a terapia.

Agende sua Consulta

Através desse contato será feito o agendamento da primeira sessão, onde serão passadas as informações de como será realizado o atendimento, o pagamento e demais informações pertinentes.